14 dezembro 2011

Dá pra comer doces gostosos, sem engordar!

Dá pra comer doces gostosos, sem engordar!:

É só comer na dose certa! Se você não aguenta ficar sem um doce, veja algumas dicas para fazer boas escolhas

Por Renata Menezes

Você já pensou em parar totalmente de comer doce?

Motivos para deixá-los de escanteio não faltam. “O excesso de açúcar pode prejudicar as defesas do organismo contra doenças infecciosas, interferir na absorção do cálcio, aumentar o colesterol e o nível de glicose do sangue, alimentar as células cancerosas dentre muitos outros”, fala a médica especialista em nutrologia e endocrinologia Valéria Goulart, de São Paulo. Sem contar, que como a maioria dos doces é feita com a famosa gordura trans, eles acabam sendo uma bomba para a saúde por causar obesidade e entupir artérias.

Pesquisa feita pela nutricionista Milena Bueno, da Universidade de São Paulo, mostrou que 40% da população do município de São Paulo consome açúcares acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “O açúcar não é um alimento proibido. O problema é que as pessoas não comem com moderação e também não seguem uma alimentação adequada para permitir o deslize sem causar danos à saúde”, alerta a nutricionsita Bárbara Peters, também pesquisadora na área de nutrição e metabolismo ósseo da Universidade Federal de São Paulo.

Na dose certa!

Não deve-se comer doce todos os dias. Mas uma ou duas vezes por semana, por exemplo, não faz mal nem para quem está de dieta, desde que não haja exageros. E, se você não resiste devorar uma barra de chocolate todos os dias, veja o que fazer para driblar essa compulsão.

- Escolha um dia para comê-lo como, por exemplo, no domingo. Neste dia leve à boca o que você mais gosta e pense no seu prazer, não nas calorias.

- “Não deixe guloseimas na despensa, na gaveta do trabalho, nem na bolsa. Sem tê-los à mão, fica mais fácil resistir, concorda?”, brinca Valéria.

- Faça 6 refeições diárias e beba cerca de 2 litros de água por dia, para diminuir a fome e a vontade de açúcar.

Boas escolhas

Veja algumas ficas para escolher o seu, principalmente se não quer engordar nenhum grama com ele!

1. Fuja dos mais gordurosos. 1g de gordura contém 9 calorias. É por isso que as receitas feitas com creme de leite, chantilly, chocolate e manteiga são as campeãs neste quesito.

2. Prefira os doces a base de frutas. Como eles trazem a frutose (açúcar natural), são mais saudáveis, sem contar que também são ricos em fibras, vitaminas e minerais.

3. Escolha light em vez de diet. As versões diet são indicadas apenas para quem tem diebetes porque, apesar da redução de 25% de açúcar, os produtos são carregados de gordura! “O chocolate diet, por exemplo, tem mais calorias do que o tradicional. Neste caso, escolha os light que têm redução de açúcar e gordura na composição”, informa Bárbara.

Fonte: http://revistashape.uol.com.br

DD_ribbon_Yellow_JD

Nenhum comentário:

Postar um comentário