01 dezembro 2011

As proteínas são grandes aliadas para quem quer perder peso. Saiba como inclui-las no cardápio diário

As proteínas são grandes aliadas para quem quer perder peso. Saiba como inclui-las no cardápio diário:

Por Redação Marie Claire

Editora Globo

Qual é a importância das proteínas em uma dieta? – Renata Sampaio, São Paulo (SP)
As proteínas podem contribuir para manutenção da massa magra de nosso corpo e pela perda de peso (gordura). Um recente estudo publicado pelo Nutrition Journal mostrou que a inclusão de alimentos com alto valor protéico no café da manhã e no lanche da tarde pode acelerar o processo de perda de gordura corporal sem prejudicar a saúde do coração.

Anos atrás, dietas como “Atikins” e “Dieta do Ponto Z”, riquíssimas em proteínas, foram atacadas porque estimulavam o consumo de alimentos gordurosos, como carnes gordas, bacon e queijo. Hoje, existem opções mais equilibradas, como a própria “Dieta de South Beach”, que apesar de deixar de fora alimentos importantes para os brasileiros, como arroz e feijão, recomenda o consumo de hortaliças, peixes e carnes magras.
O guia alimentar da população brasileira orienta o consumo diário das seguintes fontes de proteínas: uma porção de feijão, uma porção de carnes ou ovos e três porções de leites e derivados.
Para seguir essa recomendação, indico alguns passos bem simples e outros substitutos eficientes:

· Acrescente atum ou ovo cozido em sua salada;

· Inclua 2 fatias de peito de peru no seu lanche ou no sanduíche do café da manhã;

· Bata bebida de soja com sua fruta favorita;

· Tenha à disposição um shake de proteínas quando você for passar muito tempo sem uma refeição.

Quer saber mais sobre as proteínas? Confira algumas explicações a seguir:

· As proteínas possuem o mesmo valor calórico que os carboidratos (cada grama, 4 calorias). Mas as proteínas de origem animal (carne, ovos, frango e peixe) geralmente são acompanhadas de gorduras, o que acaba deixando-as mais calóricas.

· Proteínas de origem animal são ricas em gorduras ruins ao coração: carne vermelha gorda, frango com pele, embutidos (salame, lingüiça, bacon), queijos.

· A soja é a única proteína de origem vegetal que tem alto valor biológico, o que significa que podesubstituir a carne em dietas vegetarianas.

· Leguminosas como feijão, soja e lentilha também são fontes de proteínas, mas possuem boas quantidades de carboidrato também.

· O ganho de massa muscular vai ocorrer principalmente na presença do exercício de força. Ou seja: a proteína consumida de forma isolada não irá conseguir este processo. Um é dependente do outro para que ocorra ganho de massa magra.

Fonte: Por Cynthia Antonaccio - http://revistamarieclaire.globo.com